segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

10 aplicativos grátis para turbinar o seu Facebook

6/02/2012 | por Adeline Daniele 

O Facebook é a rede social mais utilizada em grande parte do mundo. Com opções para instalar aplicativos, postar fotos e compartilhar diversos conteúdos nos famosos "murais", a rede social possui uma grande variedade serviços inclusos.

No entanto, mesmo com diversas opções, muitos recursos oferecidos pela rede social ficam limitados somente ao navegador. Além disso, não há possibilidade de escolher cores ou imagens de fundo para personalizá-la. Por isso, selecionamos 10 aplicativos grátis capazes de customizar e turbinar o uso de seu Facebook no Windows. Confira:

Facebook Messenger

O Facebook Messenger é o mensageiro instantâneo do Facebook para Windows. Com ele é possível conversar com seus contatos sem a necessidade de entrar na página do serviço, além de permitir visualizar notificações de amizade, mensagens e atualizações diversas.

Antes de começar a utilizar o aplicativo é preciso acessar o Facebook pelo navegador, entrar com o login e senha e alterar o status no Bate-papo para "Disponível".

O programa tem a mesma interface do próprio chat do serviço, e também conta com suporte para emoticons. Além disso, ele pode ser fixado no canto direito da tela, para que as atualizações e os contatos estejam sempre visíveis.

Baixe o Facebook Messenger pelo Downloads INFO.

Facebook Video Player

O Facebook Video Player é uma extensão simples para Google Chrome que permite visualizar os vídeos do Facebook sem atrapalhar a visualização de outros feeds da rede social.

O complemento não exige nenhuma configuração, o que ele faz é adicionar um pequeno player para tocar os vídeos no serviço em uma janela independente, para que o usuário possa visualizar o vídeo e continuar lendo as atualizações de seus contatos.

Ao clicar para tocar algum vídeo, uma pequena janela com o player fica disponível ao lado direito do navegador, ela fica fixada neste local e permite que o usuário role toda a página do Facebook sem perder o vídeo de vista.

Baixe o Facebook Video Player pelo Downloads INFO.

Facebook Timeline Banners

Com a atualização para o novo Facebook, os usuários puderam desfrutar de uma linha do tempo personalizada e de um novo recurso para adicionar uma capa na página de seus perfis. Essas imagens são maiores e deixaram os perfis mais divertidos para visualizar.

O Facebook Timeline Banners disponibiliza diversos banners, com o tamanho exato das capas para Facebook, que vão desde fotos de famosos e desenhos até os memes da internet.

São mais de 30 categorias, divididas entre esportes, fotografia, filmes, maquiagens, arte, animais, comida, flores, família, e muito mais. Após escolher o banner desejado, basta salvá-lo em seu computador e adicionar à capa de seu Facebook.

Acesse o Facebook Timeline Banners pelo Downloads INFO.

Facebook Timeline Movie Maker

Facebook Timeline Movie Maker é um serviço online que cria um vídeo baseado na linha do tempo de seu Facebook. Para isso, ele simplesmente utiliza as fotos e datas marcadas pelo usuário no serviço.

O site possui um único objetivo: transformar as suas fotos e lembranças da linha do tempo do Facebook em um vídeo personalizado. E para isso ele só precisa que o usuário esteja logado na rede social.

O serviço permite apenas duas opções de configuração para a criação dos vídeos: a escolha da música, e as fotos. Ao clicar em alguma foto exibida o serviço automaticamente a substitui por outra do Facebook.

Acesse o Facebook Timeline Movie Maker pelo Downloads INFO.

Facebook Background Changer

O Facebook Background Changer é uma extensão para Google Chrome que permite alterar o plano de fundo de seu Facebook.

O Facebook mudou e trouxe diversas novidades que o deixaram mais bonito e fácil de acessar. No entanto, uma opção bem útil e desejada por muitos usuários é poder mudar o plano de fundo do serviço para algo mais personalizado.

O Facebook Background Changer é uma pequena extensão que disponibiliza diversos tipos de backgrounds para você visualizar a rede social com muito mais estilo.

O complemento exibe diversas opções para plano de fundo, com cores e texturas diferentes, e nas opções é possível alterar a opacidade e a posição do background. Além disso, ele pode ser acessado facilmente de duas formas, pelo botão ao lado da barra de endereços do Chrome, ou pelo próprio link de atalho na barra superior do serviço.

Baixe o Facebook Background Changer pelo Downloads INFO.

Facebook Chat

Facebook Chat é um complemento para o Google Chrome por meio do qual é possível acessar o chat do Facebook. O interessante é que para isso não é preciso acessar a rede social. Portanto, é uma boa opção para quem deseja um comunicador próprio em uma janela individual.

Ao acessar pela primeira vez, caso seus dados não estejam armazenados no browser, o aplicativo exige a identificação do usuário para se conectar. A partir disso, o usuário já pode abrir o Facebook Chat e interagir com seus contatos.

A interface é bem simples. Do lado esquerdo da janela, é possível visualizar contatos online e fazer buscas. Do lado direito, o usuário pode conversar com seus contatos. Há como abrir mais de uma janela de conversação e alternar entre abas na área inferior da tela. Além disso, você consegue personalizar alguns itens do chat.

Baixe o Facebook Chat pelo Downloads INFO.

Facebook Phishing Protector

Facebook Phishing Protector é uma extensão para o Firefox capaz de proteger o usuário de possíveis roubos de dados virtuais. Portanto, funciona como uma proteção adicional ao phishing, o qual também costuma acontecer em redes sociais.

O complemento funciona de forma silenciosa. Isso se deve ao fato do objetivo do Facebook Phishing Protector consistir em apenas avisar ao usuário possíveis atividades estranhas detectadas durante o uso da rede social.

Então, quando alguma tentativa de ataque ou requisição das credencias do usuário acontecer, o complemento manda um aviso. Porém, o complemento ainda está em processo de desenvolvimento. É provável que algumas funcionalidades ainda sejam adicionadas ao Facebook Phishing Protector.

Baixe o Facebook Phishing Protector pelo Downloads INFO.

Facebook Desktop

O Facebook Desktop é um aplicativo para visualizar e atualizar o facebook através do desktop, sem necessidade de entrar no site da rede social.

O programa funciona com a tecnologia Adobe Air. Após a instalação e login no Facebook, as atualizações começam a aparecer no desktop, com atualizações com menções ao usuários, citações, pedidos de amizade, entre outros.

Apesar de uma interface bacana, o aplicativo tem um problema extremamente grave. É possível realizar login com apenas uma conta do Facebook. Depois de entrar no programa uma vez, é impossível logar com outra conta, algo absurdo.

Baixe o Facebook Desktop pelo Downloads INFO.

Beautify FB

O Beautify FB é um complemento para Google Chrome capaz de deixar seu Facebook mais personalizado e bonito para visualizar.

A ideia da extensão é tornar o visual de seu Facebook mais estilizado, com algumas pequenas mudanças em sua interface e um plano de fundo personalizado. Após instalado, ele disponibiliza um segundo botão ao lado das opções na parte superior do navegador chamado "Options".

O aplicativo permite quatro tipos de personalização de fundo do Facebook: "Standard" – modo padrão do serviço, "Gradient" – capaz de deixar o fundo da rede social em degradê, "Solid" – permite escolher somente uma cor de fundo, e "Image (URL)" – onde é possível adicionar a URL de uma imagem desejada para plano de fundo.

Outros recursos interessantes oferecidos pelo Beautify FB são o fácil acesso a atalhos de emoticons, atalhos de teclado para a página de amigos, perfil, editar conta e página principal, e até opção para notificações de áudio.

Baixe o Beautify FB pelo Downloads INFO.

Cuckoo

Cuckoo é um aplicativo simples capaz de exibir as notificações de seu Facebook na barra de tarefas do Windows.

O programa é bem leve e simples. A única configuração solicitada para que ele comece a funcionar é o endereço para o RSS de seu Facebook, para isso basta acessar sua página do serviço, clicar para visualizar todas as suas notificações, e copiar o link "RSS" localizado na parte superior da janela. Para saber facilmente onde este link fica, o aplicativo disponibiliza um mini-tutorial bem simples, basta clicar no botão "?" ao lado do campo para colocar a URL.

Após colocar o link do RSS no programa, basta fechá-lo. A cada nova atualização notificada no Facebook, uma pequena caixa de diálogo aparece na barra de tarefas do Windows. O aplicativo ainda permite visualizar qual a notificação mais antiga e atual do serviço.

O interessante do Cuckoo é que não é necessário estar logado no Facebook para receber as notificações. Além disso, para visualizar as atualizações notificadas basta clicar em "Check".

Baixe o Cuckoo pelo Downloads INFO.